-
Arquitetos: Semper Vera
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ymagoo project
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início do projeto está uma associação Franco-Magasy que busca ajudar e desenvolver oportunidades para aldeias em Madagascar. O edifício pretende tornar-se o centro lugar para Idilana e seus aldeões. Fomentando uma oficina artesanal e de costura, bem como uma centro comunitário, a construção oferece um espaço polivalente para a vila.
O edifício procura integrar-se no tecido urbano existente recorrendo a métodos tradicionais para revestir a sua fachada. A típica terra vermelha encontrada no local é misturada com cimento para criar a cor particular que podem ser encontrados nas casas vizinhas. O ritmo do edifício alterna entre grandes portas de madeira que permitem a abertura total do edifício e os maciços blocos de terra que parecem ser escavados diretamente do solo. Esta característica garante um conforto térmico em todo o a estação quente, permitindo uma boa ventilação. A natureza repetitiva do plano permite que ele adaptar-se aos vários usos e torná-lo um edifício evolutivo.
Por dentro, as paredes são pintadas de branco para contrastar com o vermelho forte da fachada. Chá telhado é deixado descoberto revelando sua natureza metálica, criando assim jogos de luz interessantes quando o sol entra pelas aberturas.
A natureza flexível da planta torna o edifício um lugar modular perfeito onde o os aldeões podem se reunir, trabalhar e festejar juntos.